sábado, 1 de março de 2025

Corra para Vencer: A Forja (Parte 03)

 





5. Priorize sua igreja

Se a academia é o contexto natural para buscar a aptidão física, a igreja local é o contexto natural para buscar a aptidão espiritual. A igreja é a academia de Deus. Como homem cristão, você está correndo uma corrida e se você quiser correr bem, você precisa de um treinamento que te ajude a alcançar e manter o desempenho máximo. É na igreja local que você encontra treinadores que te instruirão e guiarão. Na igreja que você segue o regime de treinamento adequado. Na igreja você se exercita ao lado de companheiros que estão treinando para a corrida e podem se encorajar mutuamente a dar o melhor de si.


Se quiser vencer a corrida, precisa priorizar sua igreja local. A igreja é o plano de Deus e não há plano B. Muito do que Deus deseja ensinar ao mundo ele o faz através da igreja.

Deus quer que cada cristão esteja envolvido com uma igreja local. A Bíblia nem cogita que cristãos não façam parte de uma: Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia”. Hebreus 10:25. Para os descrentes, a igreja local serve como um posto avançado em território inimigo. Descrentes são bem vindos e podem experimentar a adoração, ouvir o evangelho e vir até a fé. A igreja existe para evangelizar.

Para os crentes, a igreja local serve como uma academia espiritual, onde podemos treinar juntos nos preparando para a corrida.

Para correr bem, você precisa do culto: é nos cultos que você se junta aos outros corredores para treinar, ouvindo a palavra, adorando a Deus em unidade, participando do batismo e da ceia.

Para correr bem você precisa do serviço da igreja local: Você precisa de irmãos e irmãs que sirvam como modelo de piedade. Ali você encontra encorajamento, amor, repreensão. Ali você é abençoado pelos dons dos outros. Isso também serve para os grupos pequenos.

Para correr bem, você precisa servir a igreja: é na igreja que você pode exercitar os seus dons. Você deve se perguntar: que necessidades da igreja que eu possa satisfazer? Nós corremos melhor quando gastamos tempo treinando outros e os ajudando a correr melhor. Já e comprovado que quem ensina aprende mais. Isso também vale para os grupos pequenos.

Atitudes:

Encontre uma boa igreja: Você precisa de uma igreja que tenha marcas de uma igreja saudável: pregação do evangelho, teologia bíblica, conversões, evangelismo, disciplina, discipulado e liderança.

Dê tudo de si: 2/3 dos membros de academia são aqueles que se inscrevem e não vão. Tenho certeza que você já foi ou é um desses. Muitos fazem o mesmo com a igreja. Eles têm uma igreja para ir, mas ela não é a sua prioridade aos domingos, nem sabem o que fazer para servir aos outros. Esperam ser servidos. Descubra como sua igreja discípula os crentes e se comprometa com ela.

Estruture sua vida ao redor da igreja: Muitas coisas podem interferir na sua participação na igreja. Torne a igreja sua maior prioridade de domingo e não permita que nada interfira. Não pule esse treino achando que irá compensar outra hora.

Lidere sua família: Como homem, espera-se que você seja o cara que levante mais cedo e puxe os demais membros da família para fora da cama no domingo de manhã. Seja você o comprometido e sua família irá te seguir. Ouça a palavra, adore, abra sua casa para os irmãos e espere que sua família seja abençoada por um pai que os lidere.

6. Continue vigiando

Acredito que você já tenha visto algum vídeo onde um corredor ou ciclista está quase terminando a corrida, prestes a cruzar a linha de chegada. Mas ele relaxa, desacelera e começa comemorar a vitória. O segundo colocado, dando o último gás de suas forças consegue o ultrapassar e vencer a corrida!

Se você quer ser vitorioso em sua corrida, você deve manter o ritmo em todo o caminho até a linha de chegada. Isso exige que lutemos até o fim.

Existem 3 inimigos mortais que iremos enfrentar em nossa corrida:

Continue vigiando contra o mundo: o mundo é o sistema de valores e estilos de vida que são contrários a Deus e a sua palavra. A Bíblia nos avisa a não amarmos o mundo, a não fazer amizade com ele, não ser conformado a ele e não se comportar como ele. Ela avisa que mundanismo é o oposto de piedade.

Continue vigiando contra a carne: a carne é a nossa velha natureza corrompida pelo pecado, o velho homem que luta constantemente pelo poder em nosso coração. Mas em Cristo, temos uma nova natureza que continua presa em um combate mortal com a carne de modo que a grande batalha da sua vida é mortificar a carne e vivificar o espírito.

Continue vigiando contra o diabo: embora o mundo e a carne sejam inimigos cruéis, o diabo é um ser e ele está disposto a fazer de tudo para te derrubar. Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar”. 1 Pedro 5:8

Contra esses 3 inimigos, temos 3 grandes defesas.

Continua vigiando através da oração: a oração é nossa primeira defesa contra o mundo, a carne e o diabo por que nos conecta diretamente em comunhão com Deus, eleva nossas almas ao céu e nos livra das distrações terrenas.

Continue a vigiar através do autoexame: isso significa, como Lutero explica, ler a palavra de Deus contra nós, deixando ela avaliar nossos desejos, tentações, hábitos e santificação. A palavra de Deus te diz o que é verdade sobre ti. É tua responsabilidade atentar aos avisos e as advertências que ela faz.

Continue a vigiar através dos meios de graça: Deus escolheu estender a sua graça ao seu povo através de meios comuns. É da vontade dele que você ore, leia sua palavra, viva em comunhão com irmãos em uma igreja, participe do batismo e da ceia. É dessa forma ordinária que Deus trabalha.

Atitudes:

Participe dos meios de graça: reforçando o que falamos por último, ore, leia a Bíblia, viva em comunhão na igreja e participe da ceia do Senhor. Priorize o culto de domingo em sua agenda e de preferência faça parte de um grupo pequeno.

Conheça suas áreas de tentação: Você provavelmente será tentado em áreas da sua vida em que você já passou por tentação a caiu antes. Se você não lidar com seriedade com isso, provavelmente irá cair de novo.

Recrute um aliado: conte com sua esposa ou um amigo para ajudar na luta contra as tentações. Confesse os seus pecados a alguém de confiança e deixa que ore por você. Tiago nos traz uma promessa com a confissão de pecados: “Portanto, confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo tem grande poder e produz grandes resultados”. Tiago 5:16 Seja discipulado por alguém, caminhe junto com um irmão na fé.

Conclusão

Nós falamos sobre 6 disciplinas espirituais que, se mantermos firmes, nos ajudarão em manter o domínio próprio e os olhos fixos no prêmio final desta corrida: Abrace o seu propósito, renove a sua mente, conheça a sua doutrina, pratique a sua devoção, priorize sua igreja e continue vigiando.

Paulo disse aos Filipenses: “Prossigo para o final da corrida, a fim de receber o prêmio celestial para o qual Deus nos chama em Cristo Jesus”. Filipenses 3:14

Em breve iremos falar sobre algumas disciplinas da vida que focam em um passo a mais nessa corrida: nosso amadurecimento!


Texto: Cristiano Geiger

Caxias do Sul/RS

Link do Instagram



Cristiano Geiger.
nascido em 12.06.89, casado com Caroline e pai do Timóteo e da Talita, mora em Caxias do Sul, RS desde 2000. Filho de pastor luterano, bacharel em teologia na EST - São Leopoldo. É barbeiro profissional e atua em sua comunidade ministrando cultos, auxiliando o pastor principal,  ministério com homens e na área louvor. 



Um comentário:

  1. Texto maravilhoso, parabéns! Temos que ficar vigilantes o tempo todo.

    ResponderExcluir

Paracletologia: O Estudo do Consolador

  A Paracletologia é o ramo da teologia que se dedica ao estudo do Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade.  O termo "Paracletolo...