sábado, 22 de março de 2025

Unidade: O Grande Desafio da Igreja na Historia (Parte 2)

 


Experiência, Avivamento e Piedade

Migrando nossa atenção para um outro momento histórico, em especial para os avivamentos evangélicos experimentados na Inglaterra e em suas colônias na américa no século XVIII, veremos que outros elementos contribuirão para manter a unidade da igreja em face das ameaças de divisão.

Foi nesse contexto que graciosamente esses importantes ambientes de fala inglesa experimentaram forte intervenção divina. Os vetores humanos desse agir de Deus são muitos, mas quatro se destacam:
Jonathan Edwards nos Estados Unidos (na época ainda colônias inglesas na América), George Whitefield e os irmãos John Wesley e Charles Wesley. Falando do avivamento metodista em particular, o célebre biógrafo de John Wesley, Mateo Lelièvre, é enfático ao dizer que a Inglaterra só não 
viveu um banho de sangue semelhante ao experimentado na França da mesma época pela intervenção da graça de Deus por meio da vida e ministério dos irmãos Wesley.

Observando esses quatro grandes vultos veremos que eles estavam divididos por uma questão muito solene. Enquanto Edwards e Whitefield defendiam uma salvação monergista, mais alinhada com o chamado calvinismo, John e Charles eram sinergistas evangélicos, o que os perfilava de um modo muito claro às proposições arminianas. Falando do metodismo inglês, os seguidores de John e de George muitas vezes se engalfinharam por conta dessa questão soteriológica. Os próprios líderes de cada um desses polos discutiram o assunto e entenderam que não chegavam a um consenso.

Apesar desse cenário, esses grandes vultos do período de avivamento tinham elementos em comum, dentre os quais a forte ênfase na piedade cristã, o ardor evangelístico, a valorização da santidade de vida e um apreço pela experiência cristã. Isso permitiu a unidade no propósito de reavivar a igreja anglicana, mesmo que não fechassem juntos todas as questões. O ponto célebre dessa unidade se dá quando Wesley, atendendo à vontade de seu amigo e companheiro do
Clube Santo de Oxford, prega no funeral do príncipe dos pregadores ao ar livre.

Unidade Hoje

Estes exemplos podem ser somados a muitos outros no sentido de deixar claro que a unidade entre aqueles que servem a Cristo em diversas denominações é possível também em nosso tempo. O fenômeno das redes sociais agravou diversas questões críticas do evangelicalismo. Sendo uma ferramenta que poderia contribuir para o diálogo, tem sido muitas vezes instrumento de desamor e divisão no corpo.

Para os animosos que desconsideram a oração de Jesus, a prática da igreja primitiva e os fartos exemplos históricos da luta pela unidade, deixo o apelo de Wesley no célebre sermão "O Espírito Católico" (entenda "Católico" aqui no seu emprego original, que é o de universalidade eclesiástica), que nos serve em dias de tanto debate desnecessário:
Não tenho intenção de contender contigo, sequer por um momento, acerca dos assuntos precedentes. Que todos esses pontos menores permaneçam de lado. Que eles jamais venham a debate. "Se teu coração é como o 
meu coração"; se amas a Deus e a toda a humanidade, não peço mais: "Dá-me a tua mão".

Texto: Davi Freitas

Link do Instagran


Davi Freitas.

Pastor da Igreja do Nazareno em Caruaru, PE
Bacharel em Direito pela Faculdade ASCES-UNITA, Formado em Teologia pelo seminário Teológico Pentecostal do Nordeste e pós-graduando em Teologia Histórica no Seminário Teológico Jonathan Edwards.
Casado com Maíra Freitas

Um comentário:

Paracletologia: O Estudo do Consolador

  A Paracletologia é o ramo da teologia que se dedica ao estudo do Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade.  O termo "Paracletolo...